Welcome to our fashion store!
No tiene artículos en su carrito de compras.
Filters
Buscar

TAP Infantil

Tudo o que você deve saber antes de matricular seu filho numa aula de sapateado

 

A aula de sapateado é uma opção lúdica e saudável de manter os pequenos sempre em movimento. Engana-se quem pensa que ela seja menos interessante do que outros estilos, pois o TAP é a combinação perfeita de som, ritmo e espetáculo, o que deixa as crianças fascinadas. Logo,  se está pensando em matricular seu filho nesta aula, leia a seguir algumas informações e dicas básicas que precisa saber.

 

Como funciona

 

A técnica de sapateado infantil é a mesma utilizada na aula para adultos, porém a metodologia de ensino pode ser adaptada de acordo com idade e nível das crianças. A professora de TAP Fernanda Russo diz que, particularmente, gosta de incluir jogos de interação e cooperação nas aulas. “Elas gostam da aula e a vantagem das crianças é que elas têm uma memória muito fresca, então conseguem entender e decorar tudo muito mais rápido”, diz.

 

Segundo a dançarina, a aula se divide em três etapas, iniciando sempre com o aquecimento, seguindo para a parte técnica, quando as crianças aprendem os passos da sequência, e finalizando com  a coreografia, quando os sapatos tocam o chão e se movem no mesmo ritmo da música, fazendo um verdadeiro ‘canto’ com os pés.

 

“Outra particularidade bem marcante e fácil de entender é que o TAP é trabalhado sempre com as pernas paralelas (en dedan), diferente do  ballet, por exemplo, onde as pernas ficam “abertas” (en dehor)”, explica a professora.

 

 

Benefícios

 

“A dança em si proporciona muitos benefícios para as crianças.  O Tap ainda trabalha de forma rica os aspectos sonoros e visuais, como sons, ritmos, sequências, o que ajuda as crianças até nas disciplinas mais complexas, como a matemática”, garante Fernanda. O sapateado também contribui para a socialização, auto-estima,  ajuda na concentração, coordenação motora e equilíbrio e proporciona condicionamento físico.

 

Quando começar

 

É possível iniciar no sapateado ainda bem cedo, no entanto, a idade ideal é a partir dos 6 anos de idade, período no qual a criança está com alta energia e precisa desenvolver a concentração e raciocínio. “Nessa fase, o corpo também já está mais preparado para que os movimentos sejam bem trabalhados. O indicado é que a criança faça a aula duas vezes por semana”, complementa a tap dancer.

 

O que fazer antes de matricular a criança

 

É muito importante que os pais sigam alguns ‘passos’, antes de matricular o filho no sapateado. O primeiro é se certificar de que a criança não possui nenhum desgaste físico que a impeça de fazer a aula, uma avaliação ortopédica é uma boa opção. Em segundo lugar, procurar uma escola de confiança, que tenha uma boa estrutura e cujo chão da sala de aula seja de madeira, pois o material ajuda a diminuir o impacto do corpo com o solo. Para se certificar de que a criança vai se adaptar bem ao ambiente e a modalidade, peça uma aula experimental na escola.

 

Roupas e calçados

 

Os sapatos são a principal marca desse estilo, por isso, precisam ser específicos para sapateado, com chapas de metal na parte inferior do calçado e com um bom timbre, pois isso vai determinar a qualidade dos sons emitidos na dança. Existem diversos modelos e pontos de venda, mas o mais importante é escolher qual modelo mais gosta e mais se ajusta aos pés. É importante ressaltar que os sapatos devem ser substituídos à medida que os pés das crianças crescem e não ficam mais confortáveis no calçado.

 

Assim como os calçados, Fernanda orienta que os roupas também precisam ser confortáveis. "Precisam ser o mais confortável possível e de preferência não tão largas nas pernas para o professor poder olhar e corrigir a posição. Roupas de ginástica são a melhor opção", conclui.

 

Passos básicos

 

Tap significa bater a chapinha da frente sem peso.

Step, bater a chapinha da frente com peso (andar, passo).

Hell, bater apenas o calcanhar.

Dig, bater o calcanhar na frente;

Ball Change, contratempo de dois steps.

 

 

Deje su comentario